Caso: Problema de usabilidade do dia a dia

Caso: Problema de usabilidade do dia a dia

Category : Blog

Carregando o celular no carro

Cambio

Vamos começar a compartilhar aqui no site, mais informal, casos do dia a dia em que identificamos problemas de usabilidade. O objetivo não é colocar um produto ou marca em evidência, e sim buscar um melhor entendimento sobre os conceitos relacionados à usabilidade, vendo pelo lado da falta dela, na maioria das vezes.

Começo então com um caso que ocorreu comigo, alguns dias atrás…

Estava eu em viagem e trabalhando nos e-mails pelo celular. Então eis que a bateria do cel dá sinais de que vai me deixar. Procuro em minha bolsa, e ufa! Estava com o carregador para carro!

Mas o carro em que eu estava era um carro diferente de todos os que já andei, bem moderno, cheio de botões, telas, painel lindo e todo automático!

Pois bem, para não distrair o motorista, procurei eu mesma o local do “acendedor de cigarros” para colocar meu celular para carregar.

Vou descrever aqui o que vem em minha mente quando penso em uma tomada para carregar meu cel no carro (É IMPORTANTE ENTENDER O MODELO MENTAL DO USUÁRIO): “orifício circular, preto, onde ou tem uma tampa ou algo que o deixa sempre coberto ou tampado. Pode ser um led ao redor que irá acender quando eu plugar meu celular ou não. O objetivo é plugar meu carregador lá e obter energia (POWER) para carregar meu celular durante a viagem.”

Outro detalhe importante é o local mais provável de encontrar essa tomada (TAMBÉM IMPORTANTE NO ENTENDIMENTO DO MODELO MENTAL), procurei próximo do rádio, no painel do carro ou próximo do freio de mão e do câmbio.

Ok, eis o que eu esperava.

carregador_3

Pois então encontrei um orifício parecido com o que eu esperava, só que não tinha essa tampa. Estava escrito POWER na parte de cima e era circular e do mesmo diâmetro que eu esperava encontrar para colocar meu carregador. A princípio eu não entendi muito bem se era uma tampa ou só uma cobertura que se abriria quando eu colocasse o carregador nele.

Essa foto abaixo é a foto do que eu encontrei no carro onde estava, e ao colocar meu carregador… desliguei o carro completamente!

No fim das contas, não era o “acendedor de cigarros” e sim o botão de liga e desliga do carro! Realmente muito moderno o modelo do carro, porém inconsistente com a experiência prévia do usuário, com o que eu esperava de um botão liga e desliga e com o que eu esperava de um acendedor de cigarros (ninguém acende mais cigarros nisso, mas acho que acabou ficando esse o nome mesmo mais conhecido).

Ainda bem que estávamos em um congestionamento no meio da Fernão Dias, carro praticamente parado e não ocorreu nada grave! Não me lembro em qual marcha o carro estava para poder dizer se realmente é possível desligar o carro a qualquer momento, ele estando em movimento, só pressionando esse botão!

carregador_4

O que acham?

Podemos dizer que foi mesmo um caso de problema de usabilidade no design??