Visita dos Alunos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Category : Visitas

Na última sexta-feira, 23 de junho de 2017, o Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (LUFH) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), recebeu em suas instalações alunos de enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) liderada pela professora Cláudia Paixão. A visita teve como objetivo a demonstração dos equipamentos e da estrutura, além da realização de uma simulação utilizando o SimMan (simulador de traumas e procedimentos médicos).  A turma de alunos foi dividida em cinco grupos com diferentes horários, dando a oportunidade de todos interagirem com o simulador, agregando experiência com o SimMan e enriquecendo a aprendizagem do caso clínico escolhido.

Alunos da Enfermagem acompanhados de suas professoras.

O cenário simulado foi elaborado pela doutoranda em engenharia de produção e mestre em enfermagem, Renata P. Ribeiro Miranda. Nele, o estado inicial do simulador consistia em ritmo cardíaco arrítmico e com taquicardia, hipertensão arterial, taquipnéia, com sons pulmonares estertores crepitantes, com saturação de oxigênio em 82% e cianose labial. Dos alunos, era esperada a elevação da cabeceira do leito, a inserção do cateter de oxigênio tipo óculos e a administração de um comprimido via oral para o controle da pressão. Por fim, eles deveriam interagir com o paciente (simulador), o qual era interpretado pela Renata, através da sala de controle, expressando sintomas como, cansaço, dificuldade na respiração, além de manter conversas e demonstrar emoções como comumente ocorre com um paciente real.

As simulações complementam o aprendizado dos alunos, visto que podem aperfeiçoar procedimentos e técnicas hospitalares antes de terem contato com um paciente real. Também os preparam para situações que não ocorrem com frequência em hospitais, como emergências que exigem experiência dos profissionais que geralmente, não possuem a oportunidade de praticá-las.