Atributos de Usabilidade

Atributos de Usabilidade

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No post anterior, vimos que a definição de usabilidade remete à utilização e simplicidade. Apesar de parecer um conceito simples, existem quatro atributos envolvidos nesse conceito, eles são apresentados a seguir.

Efetividade: Esse conceito está diretamente relacionado à conclusão de tarefas e objetivos de sistema. Um uso efetivo é aquele onde a tarefa é concluída, repare que aqui não se preocupa se a execução da tarefa foi demorada ou difícil, somente se esta foi concluída.
Um exemplo disso é a situação de uma reunião. Para uma reunião ser efetiva deve-se ter bem definido o objetivo desta, qual resultado é esperado no final e, mais importante, deve ser mantido o foco no assunto principal.
A efetividade se relaciona com o conceito de eficácia e sua violação pode ser grave, pois compromete a atividade fim do sistema.

Eficiência: Todos sabem que usar um produto pela primeira vez pode ser difícil e demorado. Isso não significa, necessariamente, que o produto tem algum problema, pois é completamente natural ser mais cuidadoso e demorar mais tempo ao conhecer uma interface.
Mas e se mesmo sendo expert no uso daquele produto, ainda for demorado concluir a operação? Então o problema pode ser a eficiência!
A eficiência está relacionada com a performance do produto, ao quanto de tempo, recurso, memória e esforço são despendidos no uso.
O sistema deve ser eficiente para que o usuário consiga atingir uma boa produtividade depois de aprender a usá-lo.

Facilidade no uso: Ao contrário do conceito anterior, a facilidade no uso diz respeito ao usuário não experiente. Um produto onde há facilidade no uso é um produto intuitivo, onde há facilidade de assimilação dos comandos e que não exige muita memorização. Dessa forma, os usuários são capazes de utilizar o produto, sem grandes dificuldades, logo no primeiro contato.
Um exemplo disso é a barra de pesquisa do Google, que é fácil de mexer e utiliza ícones intuitivos para auxiliar os usuários.

Satisfação no uso: Esse atributo determina que o sistema deve ser agradável ao uso, de forma que o usuário se sinta satisfeito e aprecie o uso deste.
Esse conceito é um tanto quanto subjetivo, pois trata das preferências dos utilizadores do produto, o que pode variar de acordo com as concepções de cada um. O melhor jeito para mensurar esse atributo é ouvindo uma amostra grande de usuários e analisando os resultados obtidos.

Todos esses atributos são de extrema importância e podem afetar o desempenho do sistema!

Gostou de saber disso? Continuaremos abordando sobre questões de usabilidade por aqui, nos siga no Facebook e no LinkedIn para não perder nenhum post!

Por Natália Oliveira