Dia Mundial da Usabilidade 2019

Dia Mundial da Usabilidade 2019

Em 2005, foi estabelecido pela Associação de Profissionais de Usabilidade o Dia Mundial da Usabilidade (World Usability Day), também chamado de Dia de Tornar as Coisas mais Fáceis (Make Things Easier Day), comemorado anualmente na segunda quinta-feira de novembro.

O objetivo deste dia é promover o debate sobre questões de usabilidade do dia a dia, de forma a garantir que os produtos e serviços importantes sejam de fácil e simples acesso.

Essa data é marcada por eventos que ocorrem ao longo do dia em vários países do mundo, reunindo a comunidade profissional, industrial, educacional, organizações governamentais e cidadãos.

Cada ano a organização do evento propõe um tema para ser discutido e o tema de 2019 é “Projetando para o Futuro que Queremos”, inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse tema busca chamar a atenção de designers para alinharem seus projetos aos objetivos de desenvolvimento sustentável, de forma a garantir um futuro melhor para o planeta.

Outras informações sobre a data e os eventos que estarão ocorrendo podem ser encontradas nos sites worldusabilityday.org e en.wikipedia.org/wiki/World_Usability_Day.

Feliz Dia Mundial da Usabilidade a todos!

Por Natália Oliveira