Processamento Central de Informações

Processamento Central de Informações

As ações humanas são resultados de estímulos processados pelo cérebro de acordo com suas percepções e conhecimentos prévios, ou seja, quando você pega um controle remoto para ligar uma televisão e procura o botão vermelho, o maior botão ou o botão localizado mais acima é o seu cérebro usando os conhecimentos prévios para te dizer qual ação tomar.

Isso está totalmente ligado à interação humano-interface e, portanto, deve ser considerado em estudos de usabilidade.

Existe um conceito chamado Teoria do Processamento Central de Informações, que divide o processamento de dados em três etapas: entradas (inputs), processamento e saídas (outputs).

Entradas (inputs)

As entradas são caracterizadas pelos estímulos sensoriais (ou sensações) que recebemos diariamente. Tais estímulos estão relacionados aos cinco sentidos e podem ser visuais, auditivos, táteis, olfativos ou paladar.

O ser humano recebe múltiplos estímulos sensoriais constantemente, muitas vezes sendo mais de um estímulo por sentido, como por exemplo, em uma avenida movimentada são recebidos vários tipos de estímulos sonoros como barulho de carros em funcionamento, buzinas, vozes, música etc.

Processamento

O processamento é a forma com que os dados recebidos serão interpretados e conta com alguns aspectos importantes como percepção, atenção, memória e processamentos de ordem superior.

Saídas (outputs)

Por fim, as saídas são as respostas geradas após todo o processo de recebimento e processamento de estímulos. Essas respostas são, geralmente, motoras.

Todo esse processo desde a entrada até a saída leva um tempo para ser efetuado, por isso em situações de potencial perigo nosso organismo gera respostas automáticas que não necessitam de interpretação cognitiva e são comandadas pelo sistema nervoso primitivo.

Visto a complexidade envolvida desde a entrada de dados até resposta por ações, é possível entender a preocupação da usabilidade em minimizar situações que possam gerar falhas cognitivas, tais como alta exposição a estímulos e alta carga de memorização.

No próximo post, explicaremos mais detalhadamente como funciona o Processamento, acompanhe nosso Facebook e LinkedIn para ficar por dentro do assunto!

Por Natália Oliveira