Métodos de Avaliação de Usabilidade

Métodos de Avaliação de Usabilidade

Agora que você já sabe o que é usabilidade você deve estar se perguntando como sabemos se a usabilidade de um produto é boa ou ruim. Para isso são utilizados métodos de avaliação de usabilidade e apresentaremos resumidamente aqui os principais deles.

Observação e pesquisa contextual

Essa prática consiste em observar a interação do usuário com o equipamento em seu ambiente real de uso para entender como os usuários utilizam o produto, podendo, por exemplo, focar a observação em quais as necessidades não são atendidas ou quais funcionalidades não são utilizadas.

Essa análise serve para produtos que já estão no mercado.

Um exemplo disso é do aplicativo Instagram que removeu de sua plataforma a aba “seguindo” após constatar que essa era pouco utilizada e, muitas vezes, até desconhecida pelos usuários [1].

Entrevista

A entrevista pode ser definida como uma conversa guiada por um roteiro de perguntas, como uma entrevista de emprego só que com um enfoque diferente. O objetivo desta metodologia é entender as necessidades, expectativas e opiniões de usuários acerca de produtos que já estão no mercado, bem como de ambientes ou práticas de trabalho.

Na maioria das vezes a entrevista consegue elencar somente os atributos da usabilidade relacionados com satisfação, não os demais.

Análise de tarefas

A análise de tarefas consiste em decompor as funções ou atividades de um produto em tarefas menores a fim de determinar a sequência, hierarquia, condições e critérios para execução desta. Basicamente, é fazer um passo a passo de como atingir o objetivo final, passando por todas as interações do usuário com o produto.

Através dessa análise é possível entender como o processo de uso ocorre, identificando potenciais falhas ou incertezas.

Cognitive walkthrough

No Cognitive walkthrough, também conhecido como passo a passo cognitivo, os avaliadores pegam a lista de tarefas do produto e vão executando-as passo a passo, fazendo uma série de perguntas pré-definidas em cada uma delas. O objetivo é entender o modelo mental dos usuários e como eles interagem com o produto, mapeando as dificuldades que esses podem enfrentar.

Esse método pode ser aplicado desde o início das fases de concepção, antes mesmo de começar a codificação.

Análise heurística

A análise heurística consiste na comparação de uma interface com boas práticas de design, que são chamadas de heurísticas. Essa boas práticas são bem abrangentes e abordam características que tornam uma interface mais fácil, intuitiva ou satisfatória de utilizar.

Essa análise deve ser feita por especialistas da área de usabilidade, que conheçam bem as heurísticas.

Teste de usabilidade

O teste de usabilidade consiste na interação de usuários representativos como um produto real ou simulado (modelo/protótipo). Nesse método os usuários devem representar os usuários finais em questão de conhecimento sobre o assunto, formação, faixa etária, etc.

O objetivo desse teste é avaliar de fato, a interação em quesitos de facilidade de aprendizagem, eficiência, eficácia e satisfação no uso. Esse teste é aplicado, normalmente, na fase final de produção do produto, porém pode ser aplicado desde o início ainda com protótipos de papel.

Nos próximos posts abordaremos sobre alguns tipos de avaliação de forma mais detalhada. Nos acompanhe no Facebook e no LinkedIn para saber mais!

Por Natália Oliveira